preloader

A conexão entre o funil de vendas e a inovação

Um funil de vendas de marketing digital é uma combinação de táticas de marketing utilizadas para estimular adequadamente os usuários das plataformas digitais a se tornarem clientes de sua empresa.

É essencialmente o processo de mover alguém do topo para o fundo do funil, ou seja, é o processo de mover um potencial cliente, que não conhece a sua empresa ou sua solução, por etapas que o tornarão um cliente real — e fiel — que compartilha suas experiências com seus amigos e familiares.

Qualquer empresa com presença digital pode capturar leads, nutrir, converter e aumentar as vendas usando um funil de vendas no marketing digital. Como montar um funil de vendas, veremos mais à frente.

Imagine um funil de vendas de marketing digital como uma pirâmide invertida. Seus clientes em potencial começarão na parte mais ampla do funil (superior) e, em seguida, por meio de estratégias de marketing digital, como sequências de e-mails e postagens em blogs, eles passarão por cada parte até que se tornem um cliente pagante.

 

Como funciona a estrutura do funil de vendas de marketing digital?

A seguir, vamos apresentar, mais detalhadamente, a estrutura do funil de vendas de marketing digital. As etapas de como montar um funil de vendas serão descritas logo a seguir.

Topo do funil

A parte superior do seu funil é o estágio em que seus esforços de marketing são direcionados a um cliente em potencial que não conhece seu negócio, serviço ou marca. Por isso, seu trabalho deve estar focado na apresentação do que você oferece. Isso é feito de várias maneiras:

  • Publicidade em redes sociais ou sites que seu cliente-alvo pode visitar;
  • patrocínio de eventos locais;
  • campanhas de branding, e mais.

Todos esses são métodos comuns de apresentar alguém à sua marca.
Nesta fase, também é interessante considerar que o seu cliente-alvo, o persona, muitas vezes não sabe sequer que tem um problema. Dessa forma, é interessante que seu discurso seja pautado nessas necessidades.
Vamos imaginar que seu negócio é um software para gestão de tempo. Você deve se comunicar com seus clientes de topo usando conteúdos como “você vive sem tempo para nada?”, “você trabalha e trabalha, mas está sem dinheiro?”. O objetivo é identificar um problema que seu produto ou serviço possa solucionar e mostrar ao seu potencial cliente que ele tem exatamente aquele problema. Pode parecer incrível, mas muita gente nem sabe que tem um problema ou acha tão normal que nem sequer busca uma solução.

Meio do funil

No meio do funil, o objetivo é levar o potencial cliente à sua página de destino, ou landing page, e, em seguida, convencê-lo a preencher um formulário compartilhando com a sua empresa alguns dados em troca de conteúdo ou oferta de qualidade, como um e-book ou primeira consultoria gratuita, por exemplo. Isso transforma um usuário em um lead.
Nesta fase, a utilização de softwares de automação de marketing são fundamentais para nutrir o lead captado.
Entre as ferramentas interessantes para essa fase, estão:

  • marketing de conteúdo;
  • redes sociais;
  • e-mail marketing automatizado;
  • SMS marketing;
  • Chatbot Marketing

Quando você apresentar um cliente em potencial ao seu conteúdo gratuito, mostrará o que você pode oferecer. Isso o leva ao fundo do funil, onde os leads são convertidos em vendas.

Fundo do funil

É onde um cliente em potencial decide fazer negócios com você. Isso é chamado de conversão de vendas. Na maioria dos casos, as conversões são a forma como você mede o sucesso do seu funil.
Basicamente, os clientes que já estão na etapa de fundo de funil precisam de uma motivação final para concretizar a compra. Por exemplo, em um e-commerce, é o cliente que montou um carrinho de compras e o abandonou ou o que clicou várias vezes em seu anúncio do mesmo produto, mas não concluiu a compra.
É hora de dar aquele empurrãozinho e oferecer um frete grátis, um cupom de desconto ou qualquer outro incentivo que o faça fechar negócio.

Quer aprender a construir um processo de vendas Infalível? Fale agora com um de nossos especialistas, e saiba como inovar e fazer a diferença na sua empresa. => https://www.imcsmart4.com.br/#solicite-uma-proposta